CREA-RS 168493 | CRBIO 00549-03/2009

(51) 3226 1955 | 99298 9431 biomapampa@biomapampa.com.br

Auditoria Ambiental

As auditorias ambientais, previstas no Cap. XII da Lei 11.520/2000 – Código Estadual do Meio Ambiente, devem ser realizadas em conformidade com o Art. 90 do referido Código, por equipe técnica independente do auditado, constituída por pessoa física ou pessoa jurídica, devidamente cadastrada no CREA e/ou CRBIO.

Auditorias Ambientais: são instrumentos de gerenciamento que compreendem uma avaliação objetiva, sistemática, documentada e periódica da performance de atividades e processos destinados à proteção ambiental, visando a otimizar as práticas de controle e verificar a adequação da política ambiental executada pela atividade auditada.

Atualmente, a auditoria ambiental é considerada uma das ferramentas da gestão ambiental de mais destaque. A competição internacional e o processo acelerado de fusões e aquisições de empresas requer verificações rigorosas, para que passivos ambientais existentes pudessem ser avaliados e seu valor levado em consideração nos negócios, criando assim a necessidade de auditorias ambientais. Além dos grandes custos para remediação de áreas degradadas, passivos e danos ambientais podem ferir a imagem de uma empresa, o que levou as organizações a estabelecerem processos sistemáticos de verificação dos cuidados com o meio ambiente, como a auditoria ambiental.

A Norma NBR ISO 14.010 define Auditoria Ambiental como o “processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistemas de gestão e condições ambientais específicos ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria e para comunicar os resultados deste processo ao cliente”.

A auditoria ambiental é o retrato do desempenho ambiental da empresa em um determinado momento, ou seja, verifica-se até que ponto a empresa está atendendo os padrões ambientais estabelecidos pela legislação ambiental vigente.


« Voltar