CREA-RS 168493 | CRBIO 00549-03/2009

(51) 3226 1955 | 99298 9431 biomapampa@biomapampa.com.br

Equipe

A Bioma Pampa conta com os seguintes profissionais parceiros na área de meio ambiente: Advogado; Arquiteta; Biólogo; Ecólogo; Eng. Ambiental; Eng. Civil; Eng. Químico; Geógrafo; Geólogo; Químico; Topógrafo; Técnicos Ambientais e de Saneamento.

Parceiros Técnicos

ANDRÉ CAMARGO DE AZEVEDO

Engenheiro Químico – CREA/RS 167.747, doutorando em Engenharia/UFRGS, mestre em Tecnologia Mineral e Ambiental na UFRGS, possui experiência em projetos de sistemas de tratamento de efluentes líquidos e resíduos sólidos. Atualmente atua como Consultor Técnico da empresa Bioma Pampa Ecologia, onde desenvolve Estudos e Projetos de Licenciamento Ambiental, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Tratamento de Efluentes, Gestão Ambiental e Produção mais Limpa na indústria.

BARNER CHOLANT

Biólogo, MBA em Gestão Ambiental. Atuação na área de meio ambiente e biodiversidade com experiência em arborização urbana, consultoria, licenciamento ambiental e gestão ambiental na área da construção civil com ênfase na elaboração de laudos de cobertura vegetal, projetos de arborização urbana e acompanhamento técnico para execução de poda, remoção, plantio compensatório e transplante vegetal em condomínios, residências, empresas e na construção civil.

CASSIANO ROSSI DOS SANTOS

Engenheiro Ambiental – CREA RS152891, mestre em Tecnologia Mineral e Ambiental na UFRGS. Participou da implementação das normas ISO 14001 (auditor interno) e OHSAS 18001 em empresas do ramo petroquímico e metal-mecânico. Possui ampla experiência em tratamento de efluentes, gestão de resíduos industriais, licenciamento ambiental, treinamentos e auditorias ambientais. Trabalhou em projetos de aplicação do conceito de Produção mais Limpa (P+L) em empresas do setor metal-mecânico, em projetos de reuso da água e em projetos de avaliação de impactos ambientais decorrentes da implementação de novos empreendimentos.

ENIO GODINHO

Graduado em Geologia e Pós-graduado em Ciência e Tecnologia do Carvão. Atua nas mais diversas áreas de geociências, como geologia e geotecnia de estradas e barragens; hidrogeologia, mais especificamente na pesquisa e avaliação de água subterrânea, perfuração de poços tubulares profundos; Projetos para concessão de Outorgas de uso de águas subterrâneas; consultoria, projetos e execução de licenciamentos ambientais para mineração, indústrias, postos de abastecimento de combustíveis e órgãos ambientais públicos e autarquias. Tema: Geologia

HENRIQUE ALBERTON DE OLIVEIRA

Engenheiro Ambiental – CREA/RS 220.706, mestrando em Tecnologia Mineral e Ambiental na UFRGS. Desenvolve projetos com empresa de gerenciamento e tratamento de efluentes. Possui experiência em gestão de resíduos urbanos, tratamento de efluentes e licenciamento ambiental. Trabalhou em projetos de tratamento de efluentes de indústria petrolífera e em projetos de reuso da água.

LEONARDO I. VIEIRA

Bacharel em Ecologia, pós-graduado em Docência para o Ensino Superior, Mestrando em Gestão e Auditorias Ambientais. Possui ampla experiência na área de Consultorias Ambientais, tendo desenvolvido e gerenciado projetos nas áreas de Recuperação de Áreas Degradadas, EIA-RIMA, Licenciamento Ambiental e Educação Ambiental. Desenvolveu projetos de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas dentro dos Biomas Amazônico, Cerrado e Mata Atlântica. No Estado do Mato Grosso (MT) foi diretor da empresa Engenho da Flora Viveiro Florestal, especializada na produção de mudas nativas da Amazônia e Cerrado, além de Eucalipto. Atuou como professor no ensino superior tendo ministrado disciplinas na área de Projetos Técnicos, Projetos Turísticos, Turismo Rural e Ecoturismo. Atua atualmente como consultor externo da empresa Bioma Pampa Ecologia. Tema: Ecologia.

LUIZ ARTIOLI

Biólogo – CRBIO 2804803/D, doutor em Biologia Animal – UFRGS, mestre em Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais – FURG (2006-2008) e pós-graduado em Gerenciamento Ambiental – ULBRA (2004-2005). Pesquisador da fauna de peixes neotropical, participou recentemente do processo de licenciamento ambiental de uma nova Estação de Tratamento de Esgotos e Adutora e Captação de Água Bruta em Novo Hamburgo, realizando trabalhos de levantamento de flora e fauna, diagnóstico ambiental e plano de monitoramento, e de uma Assessoria Técnica em questões ambientais referentes a mortandade de peixes do Rio dos Sinos. Professor nomeado de Biologia do ensino médio no estado do RS, lotado no município de Tramandaí, de junho de 2003 a maio de 2005. Biólogo da prefeitura de Cidreira, de março a junho de 2003. Professor nomeado do município de Esteio de março de 2000 a dezembro de 2001. Tema: Flora e Fauna.

RAFAEL PEREIRA

Advogado e Consultor em Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Direito Ambiental.
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2006), Especialização em Direito Ambiental pela FEEVALE (2008) e Mestrado em Qualidade Ambiental pela FEEVALE (2011). Tem experiência nas diversas áreas do Direito, com ênfase em Direito Empresarial, Direito do Trabalho e Direito Ambiental. Presta consultoria e assessoria jurídica preventiva e contenciosa, atuando nas esferas administrativa e judicial. Atualmente é professor do Curso de Direito na Universidade Feevale.

RAMIRO GONÇALVES ETCHEPARE

Engenheiro Ambiental – CREA/RS 163.779, Doutor em Engenharia (2016) na área de Tecnologia Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (PPGE3M) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche de um ano na Delft University of Technology (TUD, Holanda), no setor de Engenharia Sanitária. Possui mestrado no PPGE3M/UFRGS (2012) e graduação em Engenharia Ambiental (2009) pela Universidade Luterana do Brasil. Atua na área de avaliação de riscos e tratamento e reúso de águas e efluentes líquidos por processos físico-químicos (coagulação, floculação, sedimentação e flotação avançada) e oxidativos (cloração, ozonização). Possui experiência como consultor técnico no gerenciamento de resíduos sólidos urbanos e industriais, projetos de gestão e licenciamento ambiental, avaliação de impactos ambientais e produção mais limpa na indústria.

ROGER PEREIRA

Engenheiro Ambiental e Técnico Florestal – CREA-RS 158.778. Atua como consultor técnico da empresa Bioma Pampa Ecologia, Projetos e Construções LTDA. Possui experiência na área de consultoria ambiental, atuando em projetos de licenciamento ambiental, gerenciamento ambiental, passivos ambientais e perícias técnicas.


« Voltar